Dia Internacional da Mulher - Submarino

DIA DA MULHER 2020

O Dia da Mulher surgiu no fim do século XIX e início do século XX com a luta por seus direitos trabalhistas e de voto. O dia 8 de março foi oficializado como o Dia Internacional da Mulher pela ONU em 1975, pra relembrar as lutas das mulheres por direitos sociais, políticos e econômicos. Hoje, um dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU é “alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres. Claro que o Sub apoia essa causa. Vem ver o que #elasexplicam!

Entenda o feminismo: O que você precisa saber

O que é o feminismo
1932: há menos de 100 anos, como mulheres conquistadas ou direito de voto. No entanto, havia uma condição: você pode exercer esse direito básico quem foi casado e com permissão do marido. Foi e ainda é assim com outras conquistas, portanto, é possível, graças ao feminismo, que nada mais é do que o movimento que luta pelos direitos iguais entre homens e mulheres na sociedade.
Mitos sobre o feminismo
Dois mitos pra serem quebrados nesse tema importante! O primeiro: feminismo não é o contrário de machismo. O machismo, que existe, impõe uma suposta superioridade masculina, enquanto o feminismo busca pela igualdade entre os gêneros. Outro mito: existe homem feminista? Não! Nada impede que pessoas do sexo masculino se informem, escutem e possam apoiar o feminismo. No entanto, esse movimento é feito por mulheres e para mulheres.
Tipos de correntes feministas
Você sabe o significado da palavra? Sororidade vem de sóror, que no latim significa irmã. Ou seja, sororidade é uma relação de irmandade e união entre as mulheres. E mais que isso: é sobre empatia, solidariedade e respeito para juntas correrem atrás da liberdade dos direitos que reivindicam.

Ainda não entendeu? Deixa que #ElasExplicam!

Livros sobre feminismo
Livros com personagens mulheres
Livros de escritoras mulheres
Feminismo Negro

#ElasExplicam: O Feminismo no dia a dia

Mitos sobre o feminismo

@garbindaiana

Falar sobre a aceitação do corpo é sempre um tabu no movimento feminista, mas a jornalista Daiana Garbin decidiu compartilhar sua própria história. No livro “Fazendo as Pazes com o Corpo” ela revela o longo caminho que percorreu pra aprender a ficar em paz com seu físico trazendo a discussão sobre o perigo dos transtornos alimentares e o padrão de beleza imposto pela mídia. Clique aqui pra ler!

Tipos de correntes feministas

@ruthmanus

Direitos, trabalho, família e outros assuntos que só quem é mulher no século XXI passa. É sobre esse tema que a autora Ruth Manus questiona no livro “Mulheres Não São Chatas, Mulheres Estão Exaustas”. Uma reflexão sobre o feminismo e todas as suas vertentes, curtiu? Clique aqui pra ler!

#ElasExplicam: A representatividade da mulher no mundo dos games

Você sabia? O Submarino Stars tem uma equipe de Counter-Strike: Global Offensive formado apenas por mulheres. "Esse é o time feminino do Sub?" Não! Esse é o nosso time que disputa diversos torneios, inclusive, jogando contra homens. São 5 talentos, mais jovens, mais experientes, que dão um show em jogos mais fantásticos e tradicionais de e-sports.
Submarino Stars

#ElasExplicam: A representatividade da mulher na literatura

Você sabia que o público feminino é a maioria entre os leitores no Brasil? No podcast do Submarino, Hel Mother e Oga Mendonça debatem o motivo do número de autoras mulheres ainda ser tão baixo no país. Nosso time de convidadas pra esse papo sobre espaço e representatividade são a jornalista e documentarista Claudia Alves e a produtora de conteúdo Ju Cirqueira. Fica ligado que o episódio vai ao ar no dia 13 de março!

Mulheres na Literatura

#ElasExplicam: A representatividade da mulher no cinema

As mulheres têm voz e representatividade no cinema nos dias de hoje? No episódio do podcast do Submarino, Hel Mother e Oga Mendonça vão debater que tipo de personagens femininas o público gostaria de ver mais nas telonas e como elas de fato deveriam ser representadas. Seriam como na vida real? Como super-heroínas? As jornalistas Foquinha e Karoline Gomes, amantes da sétima arte, são as convidadas deste episódio e vão falar sobre esses e muitos outros assuntos envolvendo o cinema e a representatividade feminina. Se liga que no dia 27 de março esse episódio tá disponível pra você ouvir!

Mulheres na Literatura