Livros

Centenário Isaac Asimov
Pré-venda com poster exclusivo só no SUB
Isaac Asimov

Em 2020 Isaac Asimov completaria 100 anos. Você sabia que a data de aniversário dele é um chute? A vida do autor é permeada de curiosidades e genialidades.

Se liga em algumas: ele terminou a escola com 15 anos, aos 19 já tinha se formado em Química, e pasme, aos 21 anos, já tinha mestrado! Asimov publicou mais de 500 obras e abordou praticamente todos os assuntos: romances, contos, artigos... é fácil perder a conta. Se você for à uma biblioteca, pode apostar que vai encontrar algo dele em qualquer seção.

Vem descobrir mais sobre esse mestre da literatura com a gente!

Principais obras de Isaac Asimov com 15% OFF no cupom ASIMOV
A obra-prima da ficção científica com 15% OFF no cupom ASIMOV

Lançada originalmente nos anos 1950, a Trilogia da Fundação (Fundação, Fundação e Império e Segunda Fundação), é a melhor série de Ficção Científica e Fantasia. E olha, não é a gente que tá falando, não. A obra recebeu, em 1966, o prêmio Hugo de melhor série de Ficção Científica e Fantasia de todos os tempos, superando concorrentes de peso como O Senhor dos Anéis.

Os livros contam a história da humanidade em um ponto distante no futuro, no qual o visionário cientista Hari Seldon prevê a destruição total do império humano e de todo o conhecimento acumulado por milênios. Incapaz de impedir a tragédia, ele arquiteta um plano para que seja possível, se tudo seguir como planejado, reconstruir a glória da raça humana. Se interessou? Dá uma olhadinha no vídeo ao lado com o pessoal da Editora Aleph falando sobre a obra!

A obra é composta, ao todo, por 7 títulos: a trilogia original (Fundação, Fundação e Império e Segunda Fundação), dois livros que se passam antes do início da história contada na trilogia original (Prelúdio à Fundação e Origens da Fundação) e mais dois livros que passam após a conclusão da história da trilogia original (Limites da Fundação e Fundação e Terra).

Outras obras de Isaac Asimov com 15% OFF no cupom ASIMOV
Pra fugir do óbvio

Em O Fim da Eternidade, de forma leve e bem-humorada, Asimov realiza questionamentos bastante atuais, como o comodismo do ser humano, sua evolução perante as outras espécies e a busca incessante do controle sobre a vida dos outros. A obra propõe reflexões sobre o nosso comportamento diante das necessidades pessoais e as situações que envolvem um bem maior.

Na obra, somos apresentados a Andrew Harlan, um Eterno, membro de uma organização que monitora e controla o Tempo. Um técnico que lida diariamente com o destino de bilhões de pessoas no mundo inteiro: sua função é iniciar Mudanças de Realidade, ou seja, alterar o curso da História. Condicionado por um treinamento rigoroso e por uma rígida autodisciplina, Harlan aprendeu a deixar as emoções de lado na hora de fazer seu trabalho. Tudo vai bem até o dia em que ele conhece a atraente Noÿs Lambent, uma mulher que faz com que ele passe a rever seus conceitos em nome de algo tão antigo quanto o próprio tempo: o amor. Agora ele terá de arriscar tudo – não apenas seu emprego, mas sua vida a de Noÿs e até mesmo o curso da História.

Tido como um dos melhores trabalhos de Asimov, este clássico nos mostra mais uma vez por que o Bom Doutor é considerado o grande mestre da ficção científica moderna.

Curiosidades

Isaac Asimov teve uma vida cheia de peculiaridades, vem descobrir 5 curiosidades sobre ele!

1. A data de aniversário é um chute: Asimov escolheu a data de 2 de janeiro como seu aniversário. O que acontece é que o autor é natural de um vilarejo russo com 200 habitantes. Com a falta de registros e a migração dele pros Estados Unidos aos 3 anos, ninguém sabe ao certo quando ele veio ao mundo.

2. Enganou seu pai para poder ler Sci-fi: O pai de Isaac, Judah Asimov, não gostava de pensar no seu filho perdendo tempo com as revistas de ficção pulp, que eram sucesso na época. Porém, Isaac espertinho, argumentava com o pai que as histórias continham material educativo por terem a palavra "science" nas capas.

3. Pequeno gênio: Asimov terminou a escola com 15 anos, aos 19 já tinha se formado em Química e aos 21 anos, já tinha mestrado! E não parou por aí. Depois de um período servindo como químico militar na marinha americana, durante a Segunda Guerra Mundial, obteve doutorado em 1948.

4. Escreveu um musical para Paul McCartney: Fã de Sci-fi, o ex-beatle Paul McCartney pediu que Asimov escrevesse o roteiro de um musical de ficção científica. A ideia de Paul envolvia uma banda que descobria que alienígenas estavam se passando por eles. Animado, Asimov escreveu Five and Five and One, que McCartney não gostou nem um pouco e o projeto foi engavetado.

5. Medos profundos: Asimov tinha dois pavores: de altura e de voar. A acrofobia foi descoberta depois de duas experiências aterrorizantes em montanhas-russas quando era jovem. E foi em dois encontros românticos. Dates memoráveis, não? Já sobre o medo de voar, Asimov só subiu duas vezes na vida em aviões, sempre optando por carros e navios para viajar.