Aqui tem Tolkien Day o ano todo!

Tolkien Day - 25 de março - 25/03 - J. R. R. Tolkien - Submarino

O Tolkien Day acontece todo 25 de março e é um dia dedicado a incentivar a leitura das obras do incrível J. R. R. Tolkien. A data foi escolhida por ser o dia da queda de Sauron em O Senhor do Anéis e é lembrada com carinho pelos fãs e admiradores de Tolkien. Mas um dia to rule them all é muito pouco, então, aqui no Sub você encontra novidades e ofertas o ano inteiro!

Todo o acervo sobre a Terra Média já atingiu milhões de pessoas pelo mundo todo e a verdade é que teve e ainda tem um impacto enorme na literatura, pintura, poesia, música, arquitetura e por aí vai. E esse é um dos motivos de J. R. R. Tolkien ser considerado o Pai da Fantasia Moderna, tendo inspirado autores como C.S. Lewis (que de quebra era seu amigo pessoal), Isaac Asimov, Neil Gaiman, Stephen King, George R. R. Martin, J. K. Rowling. A lista praticamente não tem fim.

Livros Tolkien

Seleção de livros

Pra ficar fluente em élfico! Ainda não leu as obras de Tolkien? Vem aqui que separamos pra você!
Decoração Terra Média

Produtos de decoração

"In a hole in the ground there lived a hobbit". Pra decorar sua casa toda na temática de O Senhor dos Anéis.
Filmes de histórias de Tolkien

Seleção de filmes

Bora maratonar O Senhor dos Anéis? "Vai ser rapidinho", eles disseram...

Comece pela ordem de lançamento dos livros:

Aqui não tem muito mistério! Se quiser ler pela ordem de lançamento dos livros, é só seguir essa ordem: O Hobbit; A sociedade do Anel (O Senhor dos Anéis); As Duas Torres (O Senhor dos Anéis); O Retorno do Rei (O Senhor dos Anéis); O Silmarillion; Contos Inacabados de Númenor e da Terra Média; Os Filhos de Húrin. No entanto, esta não é a ordem cronológica dos fatos - que não são poucos.

Ou comece pela ordem cronológica da história:

Quer ler os livros pela ordem dos fatos e não pela ordem do ano de cada lançamento? Se liga na sugestão: O Silmarillion; Os Filhos de Húrin; O Hobbit; A sociedade do Anel (O Senhor dos Anéis); As Duas Torres (O Senhor dos Anéis); O Retorno do Rei (O Senhor dos Anéis); Contos Inacabados de Númenor e da Terra Média. Vale lembrar que esse é só o nível básico pra você!

Senhor dos Anéis - diferenças entre livros e filmes

⚠⚠⚠ ALERTA SPOILERS ⚠⚠⚠

Se você ainda não leu os livros, não viu os filmes e odeia spoilers, este conteúdo não é pra você. Caso contrário, se liga em 9 diferenças entre os livros e os filmes da saga!

1 - A passagem do tempo

Quando assistimos aos filmes, temos a impressão de que se passa somente algumas semanas entre Bilbo ir embora do Condado e Frodo partir com o Um Anel. Mas, na verdade, passaram-se 17 anos. Quando Bilbo faz a histórica festa de seus 111 anos, Frodo completava. Gandalf então só retorna 17 anos depois, quando Frodo já tem 50 anos.

2 - Resgate de Frodo

Uma grande diferença do filme para o livro é o resgate de Frodo para Valfenda. Enquanto no filme 'A Sociedade do Anel' Arwen resgata Frodo de forma heroica e o leva para Valfenda mesmo sob a perseguição dos nove Nazgul, no livro, quem é responsável por isso é o lord élfico Glórfindel. Uma das principais diferenças entre os filmes e os livros é a participação maior das personagens femininas.

3 - Lurtz - Líder Uruk-hai

O líder Uruk-hai, que derrota Boromir, nunca existiu. No livro, a batalha em que Boromir é derrotado acontece contra mais de 100Uruk-hai, que os enfrenta sozinho tentando salvar Merry e Pippin. O líder do grupo Uruk-hai se chama Ugluk e só consegue ferir mortalmente Boromir porque este estava preocupado em proteger os hobbits.

4 - Tom Bombadil

Bombadil é o personagem que deixa mais dúvidas em toda a saga. Dizem que ele é o ser mais poderoso. Nos livros, o Conselho de Elrond considera entregar o Um Anel a ele para que o guardasse, já que o anel não tinha efeito sobre Tom. No entanto, a verdade é que, para a história em si, o personagem não fazia uma diferença muito grande e Peter Jackson, diretor dos filmes, preferiu não adicioná-lo nas histórias.

5 - A Morte de Saruman

Na versão estendida dos filmes, Saruman é morto apunhalado pelas costas por Gríma Língua de Cobran no topo da torre de Orthanc. Nos livros, Saruman invade e domina o Condado por um tempo, mas é derrotado depois em uma revolta liderada por Frodo e acaba sendo morto por Gríma, que lhe corta a garganta.

6 - Faramir

Essa é uma das principais mudanças. Nos filmes, Faramir quase coloca tudo a perder ao forçar Frodo seguir rumo a Gondor, repetindo os erros de seu irmão Boromir. Nos livros, Capitão Faramir é um homem de valor e honra incontestáveis, se provando forte mesmo em situações desesperadoras.

7 - Andúril

Em O Retorno do Rei, Aragorn recebe de Elrond a reforjada Narsil, espada de seu antepassado Isildur, a qual Aragorn rebatiza de Andúril, Chamado Oeste. No entanto, nos livros, Aragorn sempre esteve em posse os fragmentos de Narsil e, em sua primeira visita à Valfenda, a espada é reforjada e, desde então, Aragorn a carrega como sendo sua arma principal.

8 - Batalha dos Campos de Pelennor

Na batalha dos Campos de Pelennor, Aragorn convoca os habitantes da Senda dos Mortos para cumprirem seu juramento. No filme, eles concluem a batalha para as forças do bem. Já nos livros, os mortos foram liberados do juramento após derrotarem as forças corsáriasdo sul, rumo a Gondor. A batalha final foi lutada apenas pelos povos livres da Terra Média, com muito suor, sangue e coragem.

9 - O Olho de Sauron

Nos filmes, o Olho de Sauron tomou um caminho literal. Há um olho gigante pegando fogo no topo da torre de Barad-dur. Nos livros, Sauron já possui forma física e as referências ao Olho de Sauron são pela vigilância constante e implacável do senhor do escuro.

mostrar mais

Siga o Submarino:

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube